“Sim, eu quero”




No mundo de hoje enfrentamos mais do que nunca a sangrenta guerra entre o dever e o querer. Cada um tem a sua opinião, cada um tem a sua visão, a maioria das pessoas é cada vez mais dona de si, vive a seu tempo e a seu modo, sempre em busca dos seus próprios interesses. Mas quando recebemos Jesus em nossas vidas, recebemos a sua vida e a sua missão. Tudo muda. Há um transplante de vontade, e, ainda que precisemos cumprir ordenanças, é por amor e em amor que o fazemos. Agora buscamos fazer aquilo que o Senhor deseja, ainda que nos custe tudo - e, de fato, vai nos custar. 


É uma construção e um longo processo até que estejamos totalmente rendidos e dispostos a cumprir o seu querer. E quanto mais conhecemos sobre o seu reino, mais ainda nos será revelado, mais ainda poderá fluir das nossas vidas para as outras pessoas. Sim, esse conhecimento precisa alcançar outros, pois não é inerte, e não consegue ficar detido em um só lugar, é como as águas que se juntam e formam a imensidão do mar; é como faz o nosso organismo que, sabendo que todo o nosso corpo necessita de água, a distribui para cada parte sua. 


Com relação à natureza dessa missão não temos escolha, pois é uma ordenança. 


“Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” Mc 16.15


Temos o ministério da reconciliação e é nosso dever obedecer à ordem de Cristo.

Mas será se temos tido disposição, vontade de ir?


No reino de Deus não dá para ficar parado e quanto mais se produz, mais é necessário produzir. É grande a colheita! Mas quem irá aos campos?  Você está preparado para se deixar gastar no sol escaldante e na noite fria? Como estão suas mãos? O que você traz consigo para levar ao Senhor os seus frutos? 


Deus disse a Josué que ninguém lhe resistiria em todos os dias da sua vida, e essa palavra vale para mim e para você. Mas para que haja a possibilidade de alguém nos resistir, precisamos primeiro ir, precisamos agir. Temos agido? Temos apenas tentado fazer o que o Espírito Santo está dia e noite nos impulsionando a fazer? Quando vamos finalmente conseguir? O que será que nos atrapalha de nos preparar para ir, sabendo que temos tudo de que precisamos?


Muitas coisas precisam ser radicais. Algumas decisões são definitivas. Ana certamente havia orado e chorado inúmeras vezes pedindo a Deus um filho. No meio desse processo, certamente também sentiu inúmeras emoções. Mas, um dia, ela foi para chorar tudo o que tinha. Ela se levantou para ir se prostrar diante de Deus para que Ele mesmo a erguesse das cinzas. Ali ela deixou seu coração, seus sonhos, suas dores, sua vida. Quando ela terminou de orar, até o seu semblante já não era mais o mesmo. Então Ana voltou para a sua casa e agora tudo era diferente. O que será que mudou em Ana? O seu ânimo.


Ânimo vem do latim animus que quer dizer “alma, coragem, desejo, mente” e está relacionado a anima, que é “ser vivo, espírito, coragem, disposição”. É sobre essa disposição que quero refletir com você. Uma pessoa disposta, cheia de ânimo, é alguém que está pronto para, não no sentido último de ser inerrante, como o seremos no novo céu e nova terra, mas no sentido de termos em mãos todo o equipamento, todas as ferramentas de que precisamos dentro e fora de nós para cumprirmos a missão.


O que tem tirado o seu ânimo? É a repetição do mal, a espera longa, o deserto que parece que nunca vai acabar? Ou é porque você tem se deixado levar por sua antiga natureza, aquela que se corrompeu e que esqueceu que o ânimo, sopro, fôlego de vida foi Deus quem te deu e é por ele que você deve viver e trabalhar? 


Quando Deus soprou nas narinas de Adão, ele se tornou uma alma vivente. A palavra alma é nephesh em hebraico, "um ser animado, que respira, consciente e vivo." Se você não gastar cada respiração sua a serviço do reino, você não terá ânimo. Se você trabalhar por trabalhar, de qualquer jeito, sem lembrar do propósito, apenas para os dias passarem e para depois inventar desculpas por que não fez o que deveria fazer, você não terá ânimo. Se não tivermos diante de nós o tempo todo o motivo do nosso trabalho, se não estivermos conscientes disso, não será tudo vão? Mas o nosso trabalho não é vão no Senhor.


O mundo é mau, os dias são maus. Há muita exigência, muita cobrança e nós corremos tanto por cada uma delas. Estamos tão desgastados e saturados das coisas lá de fora e das coisas que guardamos em nossa mente, que muitas vezes não enxergamos o trabalho para Deus como algo recompensador, prazeroso, fonte de vida. Não descarto nem ignoro o fato de que, sim, é uma caminhada árdua, são novos tempos, precisamos de novas ferramentas, habilidades. As pessoas parecem estar mais armadas para a recepção do evangelho. 


Sabe...o mundo já cansou de meras palavras, de falsas promessas feitas por falsos mestres; falsos testemunhos de cristãos hipócritas que vivem para si mesmos e distorcem o evangelho diante dos que estão perto dele. Não importa o quanto a nossa sociedade se modernize, a ferramenta que nunca vai entrar em desuso, que sempre vai ser poderosa e eficaz, é a pregação do evangelho, puro e simples, pregado por cristãos genuínos. Deus faz diferença entre os que de fato o amam e os que só falam. A grande questão que tem trazido cansaço à muitos cristãos é que não dá mais para empurrar com a barriga, deixar para resolver depois… Ou você é luz ou não é. 


Ninguém poderá te resistir em todos os dias da tua vida. Onde puseres a planta dos teus pés, aquela terra vai ser tua. Mas tu não andas! Não se vê tuas pegadas porque tu não andas! Hoje o nível do mercado de trabalho e de ensino tem exigências muito mais altas. Não basta se formar, tem que se formar e estudar pelo resto da vida, sempre se aprimorando. Se o mundo exige tanta qualificação, acha que pode fazer a obra de Deus de qualquer jeito? “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente” Jr 48.10.


O padrão de Deus é tão alto que a qualquer homem é impossível alcançar. Se não fosse Cristo cumprindo todas as exigências de Deus, estaríamos perdidos! Aí sim nos cansaríamos sem ter possível descanso, aí sim, seria tudo totalmente vão. Mas Cristo cumpriu toda a Lei. Hoje nós podemos dizer que os mandamentos de Deus não são pesados, como falou Davi. Não temos desculpa alguma para não realizar a nossa missão. O evangelho é o propósito, é o meio, é o fim. O evangelho nos dá tudo de que precisamos para ir, e ir dispostos. O evangelho traz uma vontade nova, nos faz vivos para Deus. 


JAMAIS poderemos dizer como o homem que recebeu um talento “Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste; e atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu” Mt 25.24-25. 


Esse homem basicamente disse “Tu não és justo, as coisas que pedes são difíceis demais para fazer. Tu me deste uma coisa, mas a que está me pedindo é totalmente diferente do que do me deste. Como eu saberia o que fazer? É difícil demais para mim, então eu desisti e enterrei o meu talento. Pelo menos não joguei fora, enterrei, está aqui do jeito que recebi”.


Ele ainda reconheceu que o que ele tinha foi Deus quem havia lhe dado. Muitos de nós nem isso, não vemos nada, vivemos como se não tivéssemos nada para oferecer. Nenhuma dádiva de Deus dada a nós, depois de enterrada, será da mesma forma superficialmente. Imagine enterrar algo que você gosta muito, vai estar bem sujo se você quiser usar de novo, ainda vai ter todo o trabalho e cuidado de limpar e tirar todo o desgaste para usar novamente (se isso for possível).


Aquele que não multiplica os seus talentos, o conhecimento e aquilo que Deus lhe deu, terá até o que tem tirado dele e entregue a outro, que foi fiel no pouco, que produziu com o que tinha e que agora pode administrar mais, porque foi provado e aprovado no trabalho. 


Imagine que Deus te dá uma boa oratória e no fim da sua vida te pergunta:

  • Onde estão as pessoas que viriam por seus cursos e palestras?

  • Quê? Oi? Pessoas...palestras...cursos? Como assim? Só sei falar bem, aproveitei isso para ganhar promoções e ter muito dinheiro.


Pessoas. Pessoas. Pessoas. É isso que Deus quer: pessoas. Ele quer expandir o reino! Você sabe escrever? Escreva! Sabe cantar?Cante! Sabe ouvir, ouça! Sabe cozinhar, cozinhe! Sabe limpar? Limpe! Sabe correr? Corra! Vá, faça!  Ele já te deu tudo de que você precisa, e, se você ainda não entendeu, Ele deu a si mesmo para você. 


O que está faltando para você dizer “Sim”?



Acsa



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A oração da noiva arrependida

Mas já faz tanto tempo!

Candy Posts Separados Pin on Pinterest