Eu quero mais é ser feliz

 


Já está lembrando da musiquinha da propaganda da OLX1, não é? A felicidade é assunto nos comerciais, no perfil das redes sociais, na letra das canções, nos encontros da faculdade sobre saúde mental, nas festas, no consumo em geral e em tantas outras plataformas. As pessoas querem ser felizes: “Se isso te deixa feliz, não há motivos para não fazer”. A felicidade se tornou um fim, um meio. Os homens, nesses últimos dias, são como a Bíblia descreve:


“(...) mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus” 2 Tm 3.4


Sentir prazer é ter uma sensação de bem-estar, quem é que não quer se sentir bem? Até as empresas, clínicas com seus atendentes virtuais, para dizer que estão mais perto do cliente, perguntam: 

  • Tudo bem?


Essa é a pergunta-chave na comunicação de hoje. Mas a maioria não quer saber realmente se você está bem, é apenas mais uma pergunta. É apenas mais um comercial, mais uma música, mais uma postagem nas redes sociais. O mundo não quer saber se você está bem, até porque não conhece a verdadeira definição desse estado de espírito.


A Bíblia, entretanto, nos revela que estar bem é não ter mais inimizade com Deus, e agora ter vida abundante em Cristo. Isso significa estabilidade e produtividade, isto é, reconciliado com Deus, agora você deseja glorificá-lo em todas as áreas da sua vida, até na beleza, no sono e na alimentação. Você dorme bem não apenas porque sabe que o sono é fundamental para o funcionamento do organismo, e sim porque precisa ter plena disposição para usar essa energia provinda de uma boa noite de sono para trabalhar mais e melhor para Deus. Entende a diferença? Até o seu descanso ganha um novo significado. Você tira férias, tem momentos de lazer sozinho, com a família ou amigos porque quer estar em equilibradas faculdades mental e corporal para exercer sua missão, cuidar de pessoas. Esse tipo de descanso é edificante! Até grandes personagens da Bíblia precisaram dele para seguir em frente, como Elias, após receber uma ameaça de morte:


“‘Já basta, Senhor! Toma agora a minha vida. Tenho de morrer um dia, como todos os que me precederam e que morreram por te servir. Então que seja agora.’ Deitou-se e adormeceu ali, debaixo do zimbro. Enquanto dormia, um anjo chegou-se, tocou-lhe e disse-lhe que se levantasse e comesse. Olhou em volta e viu pão, que fora cozido sobre brasas, e um jarro de água. Comeu, bebeu e tornou a deitar-se. O anjo do Senhor veio de novo, tocou-lhe e disse-lhe: ‘Levanta-te, come mais alguma coisa, porque tens uma longa caminhada pela frente.’ Levantou-se então, comeu, bebeu, e aquele alimento deu-lhe forças bastantes para uma longa marcha de quarenta dias e quarenta noites, até ao monte Horebe, a montanha de Deus” 1 Reis 19. 4b-8


Fortalecido, ele pôde seguir a sua jornada. A grande questão é que, muitos estão cansados hoje, mas, se fizermos uma avaliação da vida deles, nada fazem. Essa é a geração que faz muitas coisas, faculdade, especializações, cursos e mais cursos, mas no fim das contas não faz nada. É também a geração do ócio, dos excessos. Excesso de comida, de bebida, de festas. As pessoas perdem muito tempo, têm uma vida desregrada, vivem como se o tempo fosse delas, mas o tempo é de Deus e ele precisa ser utilizado da forma que Deus deseja.  Portanto, usar o seu tempo de qualquer forma na pretensa ideia de querer ser feliz fazendo exatamente nada com a sua vida, é pecado.


Calma, antes de mais nada, deixe-me explicar uma coisa a você. Na lista das obras da carne em Gálatas 5, Paulo fala da “glutonaria”. Eu pensava que isso se referia apenas ao excesso de comida, a famosa “gula”. Todavia, a palavra grega para glutonaria é komoi, que se refere à uma procissão festiva ou farra, e segundo Rick Renner (2018, p.158), descreve uma pessoa que vive tão entediada que a todo tempo procura ocupar-se com diferentes formas de diversão e entretenimento. E qual é o problema de tudo isso? Cheio de tantas tarefas de diversão, entrando em férias que nunca acabam e deixando tudo sempre para depois, em busca do seu “bem-estar”, daquilo que é mais fácil e que exige muito menos de você, muito tempo é desperdiçado. 


Ah, se você compreendesse que há muito trabalho a fazer. Se você compreendesse que vai se sentir bem e útil quando obedecer a Deus e aceitar a sua missão, até os momentos de descanso seriam efetivos e mais prazerosos para você! A sua carne quer sempre fugir do compromisso, da responsabilidade, daquilo que é mais difícil, porém vital. Não permita isso! Você quer ser feliz? Entristeça-se por um breve momento, em arrependimento. Faça isso agora mesmo.

  1. Olhe pelo retrovisor da sua história agora, o quanto você já trabalhou para Deus?

  2. Continue olhando pelo retrovisor, o quanto você já foi trabalhado?

O Senhor nunca para de trabalhar em nosso favor, Ele está sempre em seu agir invisível orquestrando todas as coisas, fazendo-as todas elas cooperaram para o bem daqueles que o amam e que foram chamados segundo o seu propósito2. Deus age, Deus faz. Ele é o nosso maior exemplo, é a nossa força para podermos trabalhar. Além disso, a nossa fé sem obras é morta3. Eu lhe asseguro sem medo algum que todo aquele que realmente crê em Deus, o Deus da Bíblia, NÃO CONSEGUE ficar sem produzir, é impossível, ele não pode. Sabe por quê? Porque Deus não para de trabalhar nele! Aquele que começou a boa obra é fiel para terminá-la!4 


Por que será que Ele nos diz:

“Eu te encorajo solenemente, na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, por ocasião da sua manifestação pessoal e mediante seu Reino: Prega a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e encoraja com toda paciência e sã doutrina” 

2 Tm 4.1,2

e

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” 

Ef 5.15,16


O seu tempo é precioso, ou melhor, o tempo que Deus disponibilizou a você é precioso. Paulo entendeu isso muito bem. Falando aos filipenses, disse que corria direto para a linha de chegada, para alcançar a sua recompensa. Por que ele corria? Uma das características de um bom corredor é que ele tem uma alta cadência, isto é, um bom número de passos por minuto. Se formos contar quantos passos temos dado na nossa caminhada, onde será que estaríamos? Como um bebê em Cristo ainda? 


É interessante que vemos ocasiões em que Jesus se deslocava para ir curar alguém, mas a caminho daquele lugar, ele curava outra pessoa, como foi com a mulher do fluxo de sangue e a filha de Jairo. Jesus não perdia tempo. Ele sabia muito bem o que veio fazer. Ele também descansava! Não lembram? Ele estava dormindo quando sobreveio uma tempestade e os discípulos tremeram de medo. Ele estava sujeito a todos os desgastes que os seres humanos passam. Mas foi fiel até à morte, e morte de cruz.5


Meus irmãos, o nosso tempo já foi reduzido por conta de tantos pecados e tantos corações endurecidos, por tantas obras da carne. O homem vivia muito mais. Hoje se fala de expectativa de vida aumentada, o que de fato vemos nas pirâmides etárias de muitos países, mas, ainda assim, o nosso tempo foi muito reduzido. Noé teve coragem de gastar 120 anos construindo uma arca. Ele estava trabalhando! Preparar-se também é trabalhar. Mas muitos da geração de hoje não querem nem se preparar, vivem desnorteados, ziguezagueando pelas suas indecisões. 


Eu o desafio a viver pela fé, a reconhecer o Senhor em todos os seus caminhos, a pedir por discernimento e confiar nele. Sim, você deve orar e ler a Bíblia, mas deve agir também. Sabe, um dia nós descansaremos de todo o nosso trabalho aqui. E esse dia logo vem. Enquanto isso, precisamos nos preparar, pois vamos prestar contas a Deus nAquele Dia. Não perca tempo, vá e pregue, mostre ao mundo a verdadeira felicidade, o verdadeiro descanso. Se você ainda não entendeu nada até aqui, leia e ouça pela fé as palavras amorosas do Mestre e seja constrangido a viver de uma forma diferente.


 “Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará. Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido. Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas. Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas. Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus. Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos. Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas. Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. 12 Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês. Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam. Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa.  Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu” 

Mt 5. 3-16




1. Empresa de comércio eletrônico com transações feitas de consumidor para consumidor.

2. Rm 8.28.

3. Tg 2.17.

4. Fp 1.6.

5. Fp 2.8.


Referências


RENNER, R. Pedras preciosas do grego 1, Inverno: Estudos devocionais de palavras gregas para enriquecer seu entendimento da Palavra de Deus. 1ª edição. Brasil: Rhema Brasil Publicações, 2018.



Acsa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A oração da noiva arrependida

“Sim, eu quero”

Mas já faz tanto tempo!

Candy Posts Separados Pin on Pinterest